Porta de entrada da sua casa, a sala de estar – junto à cozinha – é um dos cômodos mais usados no dia a dia e por isso vale a pena dar uma atenção especial e investir neste ambiente.
Sendo assim, o Espaço do Traço vai te dar 5 passos de como montar sua sala de estar, que é considerada a alma da casa.
Planeje a sua sala de estar
Antes de sair comprando tudo que vê, é essencial contratar um arquiteto para projetar e planejar a sua sala, pois assim você terá móveis de tamanho adequado que poderão compor um ambiente harmonioso e sem excessos.
Portanto, o primeiro passo que o profissional irá fazer será traçar um plano, visualizar o espaço que cada móvel irá ocupar no seu ambiente e, quais peças são ideais para comprar.
Depois, ele irá medir todo o cômodo, das portas e janelas e, principalmente onde cada móvel irá ficar, assim você saberá qual o tamanho máximo que cada peça poderá ter.
2. Tenha em mente qual estilo seguir no seu ambiente
Depois de tirar todas as medidas, será definido qual estilo de decoração você vai querer seguir, para aí então começar a escolher os móveis e objetos decorativos.
Para isto, o arquiteto deve levar alguns aspectos em consideração, como por exemplo, qual a rotina dos moradores da casa, se a sala de estar é utilizada como sala de TV ou se apenas recebe visitas esporadicamente.
Assim o profissional conseguirá ver as necessidades que devem ser atendidas pelo espaço e, então, poderá escolher as melhores opções.
O arquiteto também deve seguir o estilo dos demais ambientes da sua casa, principalmente se sua sala de estar estiver em conceito aberto, pois assim você cria um espaço em harmonia.
E quando falamos em seguir um estilo não quer dizer que deve-se optar por peças que sigam apenas uma linha, é possível mesclar gêneros, como por exemplo, minimalista com clássico, mas o truque é optar por peças que não destoem e combinem entre si.
3. Quais móveis escolher para este cômodo?
Uma sala de estar é composta por diferentes móveis, cada um com sua finalidade, seja está funcional ou decorativa.
Para iniciar, o item principal deste ambiente é o sofá, pois além de ser o foco da decoração, ele é a peça mais funcional do seu cômodo.
Na hora de definir o sofá, é preciso levar em consideração o conforto, porque é nele que irão passar algumas horas do dia e, também, onde irá acomodar os convidados.
Mas prezar pelo conforto não significa deixar o design de lado, hoje em dia é possível escolher um modelo que agregue essas duas características.
Ainda é possível optar por complementar com poltrona, cadeira, banco, pufes ou espreguiçadeira, eles servirão como assentos extras, assim como trarão um toque de elegância à sua decoração.
Se você for acomodar uma TV em sua sala de estar, o arquiteto dirá que é necessário optar por um apoio para ela como rack, estante ou painel, a sua escolha deve ser feita de acordo com seu estilo e necessidades.
E lembre-se, mesmo que você possua espaço disponível, o profissional não irá encher sua sala de móveis, pois irá escolher apenas aqueles que você julga serem fundamentais para suprir as necessidades do seu dia a dia para criar um ambiente equilibrado.
4. A escolha das cores é essencial para o espaço
Por ser um lugar que servirá também para descanso, as cores devem ser bem pensadas para não deixar o espaço carregado.
O ideal é optar por uma paleta de cores neutra para a base do seu cômodo e, deixar os toques de cor para os objetos decorativos. Sendo assim, cores básicas são incríveis para paredes, tapetes e móveis maiores como sofá e apoio para a TV e, deixe os tons mais vibrantes para almofadas, vasos, quadros ou até mesmo para as poltronas.
Quem quiser manter uma base sóbria mas quer fugir do tradicional branco, pode optar por cores como cinza, o ocre, o gelo, o marrom ou até mesmo o preto, mas, vale lembrar que se seu ambiente for pequeno as cores mais claras trazem a sensação de amplitude.
Cores trazem um toque despojado e moderno ao ambiente, assim como a sensação de aconchego, escolha o tom que melhor expressa a personalidade dos integrantes da casa.
5. Finalize a sala de estar
Não basta comprar as peças e colocar de qualquer jeito na sua sala de estar, por isso a presença de um arquiteto é fundamental para seguir o planejamento, colocando os móveis nos locais determinados.
Só os móveis não são suficientes para trazer aquela cara de sala de estar, que deve ser agradável e aconchegante, para isto, o profissional irá apostar em móveis auxiliares e objetos decorativos, como tapetes e almofadas.
Quando o assunto são as almofadas, há apenas uma regra: quanto mais melhor! Elas são responsáveis por trazer o toque de conforto ao ambiente, por isso, não as deixe de lado. Mesclando tamanhos, cores, ou estampas e, este mix trará um toque contemporâneo ao local.
Plantas também são bem vindas na sua sala de estar, pois além de melhorar o ar da sua casa, elas trazem um toque moderno e alegre.
Para finalizar a decoração, pode ser utilizado quadros, porta-retratos e lembrancinhas de viagens, isto dará um toque pessoal ao espaço.
A importância de ter um profissional da área criando seu projeto da sala de estar é justamente para não abarrotar o seu ambiente com itens de decoração, manter o equilíbrio para não deixar o cômodo cansativo e poluído visualmente.
E aí, gostou dos 5 passos para montar sua sala de estar ideal? Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando as redes do Espaço do Traço!