top of page
  • site3324

Mesas de jantar: qual modelo escolher?

Se você quer uma sala de jantar de revista, uma dica é começar pensando na mesa. Mais do que o elemento central do ambiente, ela é um espaço importante para o convívio social, reunindo o que há de melhor na vida: comida, amigos e família.  Mas é claro que existe uma infinidade de tamanhos e designs presentes no mercado, e sem orientação, é comum ficarmos perdidos, né? Por isso, separei dicas sobre diferentes modelos para você arrasar na composição!

1 – Mesas retangulares

Modelo mais comum entre os clientes, a mesa retangular é ideal para ambientes médios e grandes, permitindo acomodar várias pessoas de uma vez. Aposte nelas se deseja um décor mais sóbrio e elegante. ?


Fotos: Lio Simas


2 – Mesas redondas

Esse padrão é tipo coração de mãe: sempre cabe mais um! Como o pé fica centralizado, é fácil colocar mais cadeiras e comportar mais gente. Apenas atente para que o diâmetro não seja grande demais, dificultando o alcance de alimentos e objetos sobre a mesa. Caso isso aconteça, uma solução super sofisticada e funcional são os centros giratórios, que deixam os pratos e petiscos acessíveis em todos os pontos da superfície.


Modernas e delicadas, as mesas redondas também dão suavidade ao ambiente e decoram a sala de jantar com aquele toque de ousadia e intimismo. É ideal para quem tem crianças em casa, já que não possuem quinas para esbarrar.

3 – Quadrada

Se você possui um espaço generoso e deseja sair do convencional, aposte na mesa quadrada. Os modelos nesse formato costumam agregar muito na estética do décor e refletem a personalidade forte dos proprietários. Como todos os lados ocupam o mesmo espaço, é interessante que esteja inserida em ambientes grandes.


A mesa escolhida neste projeto, em Rio do Sul (SC), foi uma boa opção para receber convidados, pois permite que até oito pessoas sejam acomodadas de forma confortável.

4 – Oval

Com uma proposta parecida com o modelo retangular, as mesas ovais se diferenciam por ocuparem menos espaço, já que possuem cantos arredondados que facilitam a circulação nas laterais. Além disso, por conta do seu formato, é mais flexível na hora de acomodar um assento extra.


Pense sempre nas medidas

Para uma melhor comodidade, considere o espaço de 90 cm de distância da parede, buffet ou aparador. Agora, se a área for de circulação de pessoas, aconselho a medida de pelo menos 1,20 m de móveis ou objetos. Dessa forma, garantimos conforto a quem está sentado à mesa ou passando em volta dela.



Pegou as dicas? Aproveite  e continue para se inspirar com 4 salas de jantar deslumbrantes.


Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Comments


bottom of page