top of page
  • site3324

Nova logo reflete sofisticação e tecnologia

A partir de hoje, dia 2 de agosto, nossas publicações e projetos contarão com uma logomarca mais moderna e sofisticada, disponíveis em quatro diferentes versões intercaladas entre as cores cinza claro, cinza escuro, burgundy e preto.


EDT_LOGOTIPO-FONT-ESCURA

Acolhimento, eficiência e exclusividade são algumas das características que serviram de inspiração para que a designer Cristina Bunn desenvolvesse o nosso novo conceito. O traço mais leve e geométrico busca refletir a clareza e eficiência presente na execução dos nossos trabalhos, assim como as curvas arredondadas, que transmitem a ideia de acolhimento. O design arrojado remete à questão tecnológica, sempre presente nos nossos métodos de criação.  

Mas se o conceito atual é marcado por elementos tecnológicos, ele é resultado de um processo gradual de mudanças na própria empresa. Quando o Espaço do Traço nasceu, em 2004, a ideia era refletir o contexto à época:  com sede na casa de uma das sócias, nossa produção reunia particularidades de um ateliê, fato que acabou sendo transmitido ao conceito da marca, desenhado à mão.

Primeira logo do estúdio fazia referência à escrita manual

As logomarcas posteriores seguiram a mesma ideia de traços feitos manualmente, mas sempre investindo na adesão de novos componentes que refletissem nossa constante busca por aprimoramento. Na marca criada em 2007, o caráter artesanal da fonte é equilibrado com o uso da palavra “arquitetura” mais computadorizado. Em 2011, com a mudança do escritório para uma nova sede e profissionalização dos serviços, o aspecto de ateliê foi perdendo a força, refletindo na escolha do novo conceito, marcado por escritos mais precisos e técnicos.


Conceito produzido em 2007 traz elementos tecnológicos


Logomarca desenvolvida em 2011

A criação da nossa nova logo foi marcada por diferentes etapas, todas desenvolvidas com intensa troca de ideias junto à designer responsável. Em seguida, foi realizada uma espécie de brainstorming a partir da pesquisa de definições conceituais, palavras relacionadas e apropriações da marca. Após o estudo e a exploração de significados, os conceitos foram transformados em elementos de identidade visual, permitindo o começo do processo de geração de alternativas, seleção, refinamento, apresentação e aprovação da marca.

O resultado de tudo isso foi um redesign mais moderno e sofisticado. “Agora, a logomarca apresenta mais referências tecnológicas, de luxo e exclusividade”, afirma Vanessa Faller, arquiteta do Espaço do Traço que acompanhou todo o processo de evolução do conceito. Uma dessas alusões pode ser vista na inserção do círculo preenchido no lugar da forma quadrada que servia como background para o ícone anterior. “O fundo é mais amigável, formando um sistema mais concêntrico, e reforça o conceito de individualização e personalização”, explica a autora da marca, Cristina Bunn.

As diferentes versões da logo também possuem cores com papéis específicos. Para Cristina, a variante mais escura é contrastante e transmite uma atmosfera de sofisticação, além de reforçar o conceito de exclusividade, questão importante para nós. Já o burgundy representa uma referência mais suave do vinho presente na marca anterior.


A utilização do bege confere versatilidade à marca. Para a designer responsável pelo desenho, ela é mais neutra e permite a utilização de branco e tons mais fracos para elementos em segundo plano. Como o bege é uma cor intermediária, nos possibilita usar grafismos mais claros em um fundo, compondo uma espécie de degradê, como na imagem a seguir:


Gostou? O novo logotipo começa a circular hoje pelas redes e poderá ser visto nos projetos que estão por vir. Você também pode nos acompanhar de “cara nova” no nossos perfis no 

Leia também:

Comments


bottom of page