top of page
  • site3324

Os três tipos de ventilação natural

Quem não ama ter um ambiente bem arejado, fugindo da sensação de abafado que a falta de uma ventilação pode trazer? Pensando nisso, hoje iremos te apresentar três tipos de ventilação natural para construir um ótimo projeto!

1. Aposte na ventilação cruzada O nome já indica: uma ventilação que acontece em ambos lados, podendo ser de forma horizontal ou vertical, sem necessariamente ter aberturas simétricas. A escolha ideal para projetos em áreas de climas com temperaturas elevadas.


Ambiente com duas janelas laterais, proporcionando ótima ventilação e iluminação.

2. Outra alternativa: ventilação unilateral Consiste na utilização de aberturas em um dos lados de um ambiente. Perfeita para projetos que são feitos em fachadas ou com restrição estrutural.


Essa é uma forma muito utilizada em banheiros, quartos e escritórios. 

3. Efeito chaminé, como funciona? Muito utilizado em ambientes mais verticais, com o pé direito alto. O efeito chaminé consiste na ventilação em que o ar frio, mais denso que o ar quente, entra em um espaço e se aquece, sendo eliminado por aberturas altas, fazendo a sensação térmica de calor ser eliminada. Como normalmente estas esquadrias são de difícil acesso, utilizamos artifícios de motorização para fazer a abertura delas.


Esse projeto é um exemplo de efeito chaminé, com grandes esquadrias.


Vanessa 3

Vanessa Faller

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Comments


bottom of page