Você já percebeu que geralmente os ambientes são capazes de trazer sensações nas pessoas que os frequentam? Sendo assim, a madeira é um material que transmite diversos sentimentos quando utilizado em residências.
Na hora de realizar o projeto arquitetônico, é importante o profissional planejar uma decoração equilibrada e que promova a sensação mais adequada para o ambiente.
A madeira é um dos materiais mais utilizados quando o objetivo é agregar conforto e aconchego ao espaço. Isso acontece porque ela é um material com características térmicas excelentes, ou seja, a temperatura sempre será agradável ao toque, refletindo ou absorvendo calor na medida ideal.
Além do quesito térmico, o material também propicia uma sensação aconchegante pelo seu visual rústico e porque tem capacidade de absorver sons, o que faz com que a acústica dos ambientes seja melhor.
Ela pode ser utilizada tanto em móveis como camas, mesas e cadeiras, mesas de centro, como em revestimentos como assoalhos e carpetes, além de objetos de decoração como esculturas, molduras, etc
E apesar da simplicidade, a madeira possui uma estética única e expressa como nenhum outro material, pois, existem infinitas possibilidades de empregar o elemento na arquitetura e na decoração, de forma equilibrada e harmônica.
Vale ressaltar, que, o material na arquitetura também agrega valor, versatilidade, maleabilidade, requinte, personalidade e qualidade sensorial aos projetos. Isso porque a madeira possui muitas vantagens em relação ao seu desempenho físico-mecânico.
Assim, os benefícios vão muito além da técnica. São diversas utilidades estéticas conquistadas com o uso da madeira na arquitetura.
Por exemplo, móveis de madeira dão ao local uma sensação de maior aconchego e pertencimento, por se tratar de um material natural.
O material ainda é capaz, se usado corretamente, de criar ambientes sofisticados e contemporâneos.
Gostou da explicação? Então siga o Espaço do Traço nas redes sociais para receber mais conteúdos.
Comments