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Arquitetura de estabelecimentos comerciais: qual a importância

By Julho 26, 2021 No Comments

Fatores como cores, iluminação e circulação são cada vez mais fundamentais no momento de atrair a atenção dos clientes e aumentar o faturamento do estabelecimento comercial. Sendo então um tema de extrema importância hoje vamos explicar um pouquinho mais sobre o assunto.

Projetos para estabelecimentos comerciais com cores e design único

Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes, então o sucesso de lojas, bares e restaurantes está diretamente relacionado com a arquitetura do espaço. 

 

Qual o foco da arquitetura comercial? 

O termo arquitetura comercial se refere ao ramo da arquitetura que cria e desenvolve projetos para todos os tipos de estabelecimentos comerciais. Além de que, o seu objetivo é criar ambientes atrativos para melhorar a experiência de compra dos consumidores. 

Quando o Espaço do Traço cria um projeto de arquitetura para estabelecimentos comerciais, os arquitetos não pensam apenas no espaço físico, mas também no público-alvo da marca (seu comportamento, gostos e interesses devem guiar todo o processo criativo), além dos objetivos e identidade visual da marca.

Arquitetura & marketing

Os projetos arquitetônicos estão ligados às estratégias estabelecidas e aos resultados buscados pelo estabelecimento. Para projetos de lojas, por exemplo, a arquitetura e o marketing devem caminhar lado a lado.

Em estabelecimentos comerciais da área da saúde, o objetivo é de que o cliente se sinta à vontade, inclusive para voltar. Desta forma, o espaço precisa ter muito mais um ar de casa do que de consultório. 

Esse lugar aconchegante usa muitos elementos de madeira e de vegetação para que a pessoa que estiver com algum problema de saúde se sinta acolhida. 

Já no varejo, o lugar deve ser sempre planejado com características que despertam no consumidor a vontade de adquirir um determinado produto, sendo assim, o briefing inicial do projeto deve ser montado a partir de um plano de marketing.

Além disso, a iluminação e a decoração são outros dois fatores muito importantes, pois na criação de um projeto é necessário se atentar a fatos como estratégias de expositores e se a luz do ambiente reproduz a cor verdadeira dos produtos. Até a estratégia de administração do estabelecimento entra no projeto arquitetônico.

Deve-se levar em consideração o ponto em que o comércio será construído, os consumidores que serão o público-alvo e o tipo de mercadoria que será comercializada. As marcas vendem um estilo de vida e a arquitetura do espaço contribui muito para o estabelecimento obter resultados positivos. 

Afinal, quando o cliente se sente bem ao chegar em um ambiente comercial, as chances dele fechar negócio aumentam, pois um lugar com uma boa arquitetura e decoração oferece uma experiência agradável e suficiente para atribuir credibilidade ao empreendimento. 

Com um profissional de Arquitetura que é multitarefas e multidisciplinar, o resultado é uma gestão de marketing de negócio vinculado com o desenvolvimento do projeto, o que agrega muito valor ao ambiente final. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância da arquitetura em estabelecimentos comerciais? Então compartilhe o blog e nos siga em suas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como esse!