Blog

Como integrar o Projeto Arquitetônico com o Projeto Paisagístico

By Fevereiro 7, 2022 No Comments

Quem nos acompanha sabe que em nossos projetos arquitetônicos as plantas e flores sempre ganham visibilidade, sejam elas em cômodos internos, ou em áreas externas, ousando na decoração de todos os projetos residenciais e comerciais.

Todo nosso paisagismo é pensado lado a lado com escritórios parceiros,  que espalham toda sua experiência em conjunto com nossos projetos arquitetônicos.

Por isso, hoje a collab é com a Ana Trevisan, arquiteta paisagista! vamos aprender com ela um pouquinho sobre paisagismo, seu conceito, influência e muito mais. Acompanhe abaixo e tire todas suas dúvidas.

Explore a vegetação dentro de casa.


O que é paisagismo?

Paisagismo é todo a parte externa das nossas casas, condomínios, todas as áreas que usamos do terreno para nos aproximarmos da natureza e, consequentemente, ter mais lazer. O design paisagístico utiliza equipamentos que nos oferecem uma vida ao ar livre. Então, trazer a natureza para perto estabelece uma nova conexão entre homem e natureza.

Como valorizar o imóvel com influência do paisagismo?

Existe uma diferença entre um paisagismo pensado para harmonizar com a residência e uma jardinagem que muitas vezes é feita de maneiras mais simples e que acaba não valorizando a arquitetura. Hoje em dia em uma residência os espaços externos são muito valorizados, principalmente nesses dois anos de pandemia. Cada vez mais as pessoas estão entendendo o valor em fazer um projeto que combine com sua casa, que tenha sua identidade, que seja um jardim harmônico,  enfim, um projeto de paisagismo valoriza muito, tanto a arquitetura como a residência na vivência dos moradores e depois na venda do imóvel. 

Como é feito o processo de escolha das plantas para o projeto?

No primeiro momento construímos o briefing com o cliente, vamos perguntar o que ele gosta, qual o tipo de vegetação, se prefere mais folhas, predominância de plantas verdes, se gosta de árvore, se tem interesse em aplicar flores, se sim, quais são as flores. Depois, em cima disso, a gente analisa a questão de incidência de raios solares do lugar/terreno, quais são os usos, se tem circulação, se  vamos ter uma área que vai ser mais destinada a um lazer de uma pérgola. Com base nessas informações, escolhemos a vegetação, mas muitas vezes quem manda, é a questão da incidência do sol, ventos e os condicionantes locais. 

O que não deve faltar no paisagismo? E quais são as suas diferenças do interno para o externo?

Não deve faltar a questão do conceito, da forma em função, de estar alinhado ao que se deseja para o espaço. Paisagismo interno, são jardins com mais sombras, baixa incidência solar, as plantas também são diferentes das que são colocadas na parte externa. Plantas de interiores são mais restritas, poucas flores, é um universo menor do que as plantas externas onde temos mais possibilidades.

Porque é importante o paisagismo surgir em conjunto com o projeto de arquitetura?

Conseguimos uma solução mais completa desde o início, isso faz com que a pessoa enxergue como a casa dela vai ficar. Além disso,  nós conseguimos prever toda a infraestrutura básica de água, elétrica, esgoto, tudo na construção, otimizando os resultados finais da obra evitando retrabalho. O resultado fica melhor para todos, principalmente para o cliente, evitando gastos desnecessários.

Paisagismo é tendência para 2022?

Paisagismo é tendência! Cada vez mais as pessoas vão olhar para o lado de fora com mais carinho, querendo se conectar a natureza, e eu acredito muito que as áreas externas tenham o poder de trazer o verde para perto da gente, fazendo com que nossos dias sejam melhores, que tenham mais qualidade de vida e bem-estar  em ambientes planejados, para que possamos curtir o paisagismo lá fora. 

 

Plantas e árvores valorizam o imóvel.

Gostou de tirar suas dúvidas aqui no Blog diretamente com a Ana? Se quiser acompanhar mais detalhes pode acessar nosso Instagram, todos os dias estamos com dicas fáceis para você se inspirar!

Ah, nós também vamos deixar uma dica aqui para você! Se quiser aprofundar mais seu conhecimento sobre paisagismo, vale a pena ler “Amor às coisas vivas” a aplicação do design biofílico na arquitetura. É um texto aqui do Blog, super prático que te ensina a valorizar a natureza dentro e fora da sua residência, e como resultado, podemos alcançar a redução de estresse, melhorar nossa produtividade e consequentemente viver melhor. 

 

 

Maíra Queiroz

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

 

Fique também com essas dicas incríveis e inspire-se para 2022:

Parte I: O que é Neuroarquitetura?

Parte II: O que é Neuroarquitetura?

Conceito Chillhouse: como tornar sua casa em refúgio