Blog

Décor X Organização: 5 dicas para seguir

By Março 29, 2021 No Comments

Há algumas semanas, conversamos com a personal organizer e designer de interiores Fabíola Sigismondi sobre conselhos para quem deseja manter a ordem no lar. Hoje, chamamos novamente a profissional da organização para explicar como isso pode ser desenvolvido desde o início, ainda na escolha e composição do décor. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse post! Elencamos 5 tópicos importantes para ter uma residência organizada, agradável e com a sua cara! 

1 – Busque a harmonia

Para Fabíola, um ambiente harmônico em termos de estética, proporções e funcionalidades gera tranquilidade. Por outro lado, estilos de decoração conflitantes ou excesso de cores fortes em um ambiente muito pequeno, por exemplo, podem causar desconforto em certas situações. 

Para que haja equilíbrio, as cores e materiais dos produtos organizadores escolhidos devem estar em sintonia com a paleta de cores definida para a decoração, assim como alinhados com o estilo dos móveis. Segundo a personal organizer, essa junção acalma a mente e nos remete à tranquilidade e à harmonia.

2 – Prefira a simplicidade

Os excessos, quando não são bem pensados, podem ser estressantes para a mente humana. Nada mais tranquilizador para a nossa estabilidade interna do que um ambiente que atende a todas as nossas necessidades sem ultrapassar os limites, não é mesmo?

Excedentes que não cumprem uma função, não são úteis e muitas vezes nos distraem dos nossos objetivos. Um exemplo dado pela Fabíola é de quando você tenta encontrar um lápis em uma gaveta cheia de outros objetos aleatórios. Você levará um tempo muito maior do que se procurar em uma gaveta organizada apenas com material de escritório que usa com frequência, certo?

O mesmo pode acontecer com o exagero de cores, móveis e objetos no décor. Muitos estímulos podem sobrecarregar o cérebro e acabar com a serenidade de um lar. Por isso, investir no simples muitas vezes é a escolha correta . Mas se você é daqueles que curte um maximalismo em doses certas, prefira contratar um profissional da arquitetura especializado em compor ambientes nesse estilo para ter a garantia de um conforto visual e físico. Clique nesse link para saber mais sobre o maximalismo! 

Imagem/Divulgação: Freepik

3 – Dê atenção ao conforto

Conforto é mais um dos atores fundamentais quando o assunto é o lar ideal. Existem várias formas de garantir o bem-estar. O conforto visual das cores e dos objetos decorativos costuma ser o primeiro fator a se pensar, mas nem de longe é o único.

Existe, por exemplo, o conforto tátil, que é proporcionado por almofadas e tecidos macios, e está diretamente relacionado à nossa ideia de aconchego. Da mesma forma, o olfato e todas as memórias conectadas a esse sentido nos trazem a segurança emocional e o acolhimento que buscamos em nossa casa.

Imagem/Divulgação: Freepik

Uma dica super acessível dada pela Fabíola é a dos aromatizadores de ambiente, que são extremamente fáceis de fazer. Além de causarem uma impressão imediata em quem entra na residência, eles também criam uma memória olfativa personalizada. 

Imagem/Divulgação: Freepik

4 – Nunca despreze a funcionalidade

O prazer de circular por uma casa funcional, sabendo onde encontrar cada coisa, te dá certa percepção de controle do ambiente, e torna sua rotina muito mais tranquila.

Nada mais desagradável do que começar o dia de forma frustrante, perdendo um tempo inútil em busca de roupas, acessórios ou utensílios de cozinha, que fazem parte da sua rotina diária e deveriam estar em um local pré-determinado. Ter suas coisas organizadas de forma a facilitar e encurtar o tempo das suas tarefas diárias é o melhor presente que você pode se dar para começar bem o dia. Por isso, um mobiliário pensado para encaixar no seu estilo de vida e rotina pode ser uma decisão mais do que correta. Já conversamos anteriormente sobre móveis funcionais por aqui, leia clicando nesse link!

Imagem/Divulgação

5 – Imprima a sua personalidade

“Li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz.” – Martha Medeiros

Tanto para Fabíola, como para nós, essa frase faz total sentido. Na opinião da personal organizer, “é assim que se constrói um lar.”

Podemos seguir à risca todas as dicas anteriores, mas não podemos esquecer que a casa precisa continuar tendo a sua impressão digital nela. Um lar deve refletir a personalidade dos moradores, mesmo que seja limitada a um cômodo apenas. Caso você tenha um filho aficionado por rock heavy metal, explica Fabíola, ao menos nos poucos metros quadrados do quarto, ele precisa se sentir representado.

E por isso, reforçamos a importância de escolher os profissionais corretos para o desenvolvimento e construção do seu projeto. Um arquiteto capacitado tem a habilidade de captar a sua essência, personalidade, hábitos de rotina e transcrever tudo isso para planejar espaços que tenham a ver com você e com a sua família, que sejam um verdadeiro lar. Quer descobrir outras vantagens de contratar um arquiteto para a sua obra? Acesse aqui.

Como já mencionamos antes, essas dicas foram selecionadas pela personal organizer e designer de interiores, Fabíola Sigismondi. Clique e conheça o trabalho dela no seu blog de organização! E se você curtiu esse conteúdo, que tal aprender 6 passos para manter a casa em ordem? Leia mais.


Maíra Queiroz
Sócia-proprietária do Espaço do Traço