Blog

O que diz quem passou pelo Espaço do Traço?

By Junho 17, 2019 No Comments

A nostalgia de completar 15 anos de escritório realmente nos pegou. E é nesse clima de festividade e rememoração que decidimos trazer ao blog depoimentos de alguns ex-funcionários que contribuíram com a gente nessa trajetória. Por considerar cada um deles especial para as conquistas do Espaço do Traço, hoje, o post é uma homenagem aos eternos espacistas. Venha morrer de amores com a gente! ♥

“Há 15 anos, Vanessa, Elisa e eu ousamos empreender! Me lembro rascunhando o nome do nosso escritório de arquitetura numa viagem de avião, voltando para Florianópolis, depois das últimas férias como estudante universitária. Eu estava radiante por ter recebido o convite para trabalhar com duas das colegas de turma que mais admirava. Começamos num espaço pequeno, mas muito acolhedor. A formação original do Espaço do Traço reunia uma alma, uma cabeça e um coração. O escritório cresceu, prosperou e se tornou o sucesso que é hoje porque a alma sempre esteve lá. Vanessa tem uma energia contagiante, e não bastasse seu talento para criar e inovar, se uniu à Maíra, que tem em si uma luz para lá de especial. 

 “Tudo aconteceu numa sinergia bacana. Desenho, técnica, arte, método, negócio, ócio também, tudo junto. No início, a Vanessa comigo e com a Bruna. Hoje, a Vanessa com a Maíra. Vocês me inspiravam e continuam me inspirando e me surpreendendo. Acho que esse brilho, esse amor pelo trabalho, deixa cada um dos projetos único e especial. Em qualquer escala, tenho certeza de que tudo isso acontece! Cada vez com maior maturidade profissional, cada vez com maior desempenho e sempre, sempre, com essa paixão pela arquitetura e pela vida que a preenche.”

“Até hoje eu sempre falo para as pessoas do meu primeiro estágio com muito orgulho e muito amor. Lembro direitinho das nossas primeiras conversas, em que a Vanessa e a Elisa me disseram ‘nós tivemos experiências de estágio muito ruins durante a faculdade e a gente quer que a tua experiência seja maravilhosa.. de aprendizado e envolvimento mesmo!’.  Foi uma imersão no maravilhoso mundo de um escritório de arquitetura e a postura de vocês sempre tão transparente e atenciosa, me inspira até hoje! A sintonia da Vanessa e da Maíra sempre foi muito evidente e o nosso dia-a-dia no escritório era sempre intenso e divertido.”

“Conheci as arquitetas Maíra e Vanessa em 2008, numa entrevista de estágio. Logo que comecei a trabalhar, pude perceber como ambas são focadas na qualidade dos trabalhos, sem deixar a irreverência e descontração de lado. Em meio a declarações maternas, cucas caseiras, alguns jargões não muito clássicos e histórias divertidas, foi um primeiro período muito produtivo e de muito aprendizado. O escritório se tornou minha segunda casa naquela época, inclusive com a acolhida generosa da família da Maíra.

“Conheci a Maíra Queiroz e a Vanessa Faller na Casa Cor de 2011, através do ambiente Loft do Futuro, e me encantei pelo projeto delas. Até que no segundo semestre de 2012, para cumprir o estágio obrigatório da faculdade, pedi que elas fossem minhas tutoras e foi uma experiência incrível. Ser uma espacete vai além do aprendizado com o dia a dia da arquitetura, pois além de ensinarem os estagiários a serem bons profissionais no futuro, elas incentivam você a conhecer todas as áreas da arquitetura e do interiores, para que você saia do escritório com uma bagagem recheada de conhecimento, amor e gratidão pelo Espaço do Traço.”

“O Espaço do Traço foi o meu primeiro contato com o mercado de trabalho. A Vanessa e a Maíra me deram a oportunidade de aprender tudo que podia com elas. Foi ali que descobri o amor pela Arquitetura de Interiores. Aprendi muito com toda a equipe do Espaço do Traço, crescemos juntos e construímos muitas histórias que levo para vida. Trago na bagagem as experiências que me foram proporcionadas, além da grande admiração por essas duas mulheres, mães e arquitetas incríveis que criam constantemente espaços cheios de carinho, tanto nos projetos, como no ambiente de trabalho. Hoje, as tenho como minhas mentoras, parceiras, sócias e amigas.”

A Vanessa e a Maíra sempre foram chefes incríveis, sou eternamente grata por tudo que aprendi no escritório, pois sempre fomos treinados para lidar com muitas coisas que se referiam a um projeto de arquitetura, e não éramos somente meros desenhadores. Além disso, o clima de parceria que é criado no escritório faz com que cada dia temos alegria de ir trabalhar e dar o melhor de nós! Enfim, foi uma honra poder fazer parte dessa família! Quem conhece a história sabe que não foi fácil, e por tudo que passaram e por tudo que construíram, vocês são mulheres inspiradoras!”

“Como fui a primeira estagiária de comunicação a ser contratada pelo escritório, quando cheguei, ainda havia vários processos que precisavam ser estruturados na área. Essa experiência profissional de ajudar a construir os processos foi muito gratificante. Hoje, vendo os posts do blog sendo lançados e alcançando cada vez mais pessoas, lembro-me do início, quando estávamos definindo os primeiros temas que iríamos abordar, e sinto orgulho de ter participado da construção disso tudo.

Um dos diferenciais do Espaço do Traço sempre foi a parceria da equipe. Todos me ajudaram muito e contribuíram para criar um ambiente acolhedor. Os espacistas estavam sempre dispostos a responder minhas dúvidas e, claro, ficar conversando e rindo juntos. Trago boas lembranças desse período, das pessoas especiais que conheci e das experiências profissionais que tive. Só tenho a agradecer a toda a equipe!”

“Alto astral é a primeira palavra que me vem na cabeça quando me lembro do período que trabalhei no Espaço do Traço. Equipe sempre unida, Vanessa e Maíra são exemplos não só como arquitetas mas também como pessoa. Sempre foram muito acessíveis e dispostas em ajudar e compartilhar o conhecimento com a gente. Nosso dia-a-dia sempre foi muito leve e de risada garantida, só tenho a agradecer a todos por terem me recebido tão bem. Todo o sucesso que elas construíram é reflexo das pessoas incríveis que são. Sempre falo com muito orgulho em ter feito parte da equipe Espaço do Traço.”