Blog

5 dicas para planejar sua piscina

By Setembro 13, 2018 No Comments

Quem não pensa em ter uma piscina em casa? Um bom modelo, com a instalação e o planejamento adequados, deixa o ambiente mais agradável e leve, perfeito para receber amigos e familiares. Pensando que cada detalhe deve ser levado em conta, separei algumas dicas para acertar na hora de projetar sua piscina.  

 

1. Pense no tamanho

Para uma maior comodidade dos banhistas, a piscina precisa ter uma boa área de circulação. Para planejá-la, uma sugestão é identificar o tamanho ideal do terreno, multiplicando a área da piscina por dois. Por exemplo, para uma piscina de 9m², o ideal é ter, pelo menos, 18m² de terreno.

arquitetura_florianopolisNeste projeto em Florianópolis, a área ao redor da piscina é generosa e permite a fácil circulação de pessoas.
Fotos: Lio Simas

2. Profundidade

A profundidade também é importante para um melhor aproveitamento da piscina. Em residências, o ideal é que seja entre 1,30m e 1,40m. Quando projetamos uma piscina para uma família com crianças, é indicado ainda que haja uma parte mais rasa, que também pode ser usada para o descanso de adultos.

arquitetura_florianopolis

 

3. Reflita sua personalidade

Lembre-se que, como em qualquer cômodo da casa, você tem infinitas possibilidades de decoração. Aproveite o espaço para colocar os complementos que mais combinam com você: podem ser cascatas, iluminação, área de hidromassagem, varandas, etc. Se você prefere um visual mais clean, aposte em um jardim verde.

arquitetura_florianopolis
arquitetura_florianopolis

 

4. Leve em conta a posição do sol

Em piscinas sem sistema de aquecimento, é fundamental analisar os locais onde há incidência direta do sol, pois isso vai ajudar a deixar a água mais quentinha.

Projeto com piscina aquecida, ideal para climas mais amenos.

 

5. Iluminação

Um bom projeto de luzes, tanto para o interior como para a parte externa da piscina, elevam a estética e funcionalidade do espaço. Antes de escolher a tecnologia, aconselho conversar bem com a equipe de instalação para saber os pontos que devem conter mais ou menos luminosidade.

arquitetura_florianopolis


As luzes mais comuns são as de
LED, que possuem investimento inicial mais alto, mas que é compensado com o baixo consumo. Além disso, elas são bonitas e não exigem tanta manutenção. A tecnologia da fibra ótica também é interessante, pois, além de ser segura e moderna, é versátil, proporcionando mudanças de cor. Já o refletores são indicados para todos os tipos de piscina. Podem oferecer diversas opções de cor e são sustentados por baterias, que podem durar até 12h.

 

Agora que você já tem as dicas para construir sua piscina, que tal olhar outras alternativas para a área externa? Veja a que melhor combina com seu projeto!

 


Maíra Queiroz
Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

 

 

 

 

Leia também:

Como planejar ambientes para receber os amigos

Ambientes amplos e funcionais para uma grande família

Tendência no décor: conheça as varandas gourmet

Leave a Reply