Blog

Dicionário da arquitetura: 7 termos para conhecer

By Fevereiro 8, 2021 No Comments

 

Vai planejar a construção ou reforma do seu imóvel e não entende nadinha da linguagem dos arquitetos? Calma! Você não precisa saber todos os termos técnicos que envolvem a obra, já que essas expressões muito provavelmente não fazem parte do seu dia a dia e são bem específicas. Mas aprender alguns conceitos básicos desse vocabulário pode ser útil para você estar sempre alinhado com o desenvolvimento do projeto, e assim, ficar por dentro de tudo que está sendo planejado.

Por isso, elencamos 7 termos arquitetônicos para facilitar esse processo. Vem com a gente!

Esquadrias

Quando falamos de esquadrias, estamos nos referindo a portas, portões, janelas, venezianas ou outras aberturas semelhantes. As esquadrias são elementos essenciais e de muita importância para o seu projeto. Saiba mais sobre modelos e materiais clicando aqui!

Imagens renderizadas: Creative Render

Fachada

Cada uma das partes externas do seu projeto. O termo “fachada” vem do italiano “facciata”, que em tradução literal significa “face”. Na obra, existem três tipos: a fachada frontal (ou principal), a fachada lateral e também a posterior, ou de fundos. Quer ver alguns exemplos de fachadas projetadas pelo Espaço do Traço? Acesse aqui.

Fachada frontal | Imagem: Lio Simas

Exemplo de fachada lateral

Exemplo de fachada posterior ou de fundo

Pé-direito

É a distância vertical entre o piso e o teto de um cômodo ou de um imóvel inteiro. O pé direito pode variar entre 2,8 e 3 metros de altura. A lei indica que o pé direito mínimo para áreas sociais e privativas deve ser de 2,50m  e que banheiros podem ter pé direito mais baixo, de 2,30m. Estas são as medidas mínimas exigidas para as aprovações legais. A  distância máxima deve ser a mesma considerada pela prefeitura como a de 1 pavimento. Em Florianópolis, por exemplo, isso equivale a 3,50m.

Uma curiosidade: a expressão “pé-direito” nesse contexto, é usada apenas no Brasil. Acreditamos que sua origem vem da denominação dada pelos arquitetos e engenheiros da época colonial para as estacas de madeira que sustentavam as construções. Legal, né?

Exemplo de pé-direito tradicional

Pé-direito duplo

A altura entre o piso e o teto, nesse modelo, é duas vezes maior que a altura média de um pé-direito tradicional. Normalmente usada em ambientes sociais, o pé-direito duplo garante a sensação de imponência e amplitude, e ainda tende a ser mais arejado e iluminado. 

Exemplo de pé-direito duplo

Caimento

Refere-se à inclinação dos elementos da obra. Geralmente usamos na definição de  inclinação de pisos e telhados, para permitir o escoamento de água. O caimento pode ser escrito em graus ou porcentagens. 

Planta baixa

É a representação gráfica em escala que mostra o seu imóvel visto de cima, sem o teto. Aqui, é possível observar a disposição dos móveis, as áreas de circulação e os pontos de acesso entre os ambientes. Veja abaixo um exemplo de planta baixa desenvolvida no Espaço do Traço:

Exemplo de planta baixa

Render

Imagem gráfica computadorizada que simula as condições reais do seu projeto, seja ele arquitetônico ou de interiores. Mais especificamente, o render é uma imagem tridimensional super realista que dá uma ideia do resultado final da sua obra antes mesmo da construção ser iniciada. Saiba mais sobre o processo de renderização e suas vantagens clicando aqui!

Exemplo de render | Renderização: Creative Render

Projeto finalizado, muito similar à prévia disponível pelo render.

E aí, curtiu aprender esses termos arquitetônicos? Se você quiser saber mais sobre as principais etapas de construção da sua obra, talvez vá gostar do post: “Quero construir, e agora?”  

Esse blog post foi escrito com base no glossário disponível no e-book exclusivo “Etapas de um projeto de arquitetura”. Para fazer download do material completo, acesse aqui.

Vanessa 3
Vanessa Faller
Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Leia Também

Pantone 2021: conheça as cores do ano

4 dicas essenciais para manutenção de coberturas

Ano novo, casa nova: dicas para planejar a obra!