Blog

Mantenha a calma! 5 dicas para você lidar com os perrengues da obra

By Maio 25, 2020 No Comments

A gente sabe que obra é um processo longo e que muitas vezes pode trazer dores de cabeça, certo? Perrengues e imprevistos são normais na hora de construir ou reformar, porém, para tudo -ou quase tudo- há uma solução. Então, se você vai começar uma obra agora, fique tranquilo e leia as nossas 5 dicas para lidar com esse momento sem estresse. 

Fotos: pixabay

1) Contrate um arquiteto comprometido

Parece meio óbvio, mas antes de começar toda a quebradeira escolha um arquiteto qualificado. Para isso, não esqueça de fazer uma boa pesquisa, aceitar indicações e conhecer os projetos anteriores e o estilo de seu trabalho. Com a experiência e dedicação de um bom arquiteto, os perrengues que enfrentará durante a obra serão menores e mais fáceis de solucionar.

2) Seja planejado (a)

Para que tudo ocorra nos eixos, você precisa planejar! Não adianta sair por aí demolindo paredes antes de decidir o que você quer, seus gostos pessoais, suas prioridades e necessidades. É importante que você converse com o seu arquiteto e seja transparente, esse processo evita gastos desnecessários e até pode agilizar a construção. 

Além disso, é importante que você confira bem o projeto com a mão de obra antes de executar, se certificar de que foi entendido e, se necessário, entrar em contato com o arquiteto responsável e agendar uma visita a obra para tirar dúvidas.

3) Anote os gastos!

O custo de uma obra pode tirar o seu sono a noite e até sair do controle, por isso, seja organizado com o seus gastos. Um caderno de anotações bem detalhado com o preço dos materiais, a mão de obra e outros processos pode evitar surpresas futuras! 

Outra alternativa é contratar um profissional ou uma empresa para fazer a gestão da sua obra. Esse serviço inclui planilhas de gastos, cronogramas e acompanhamento da obra, para que tudo aconteça sem dor de cabeça.

Lembre-se também que um fundo de emergências pode ser uma boa estratégia caso as coisas saem do planejado durante a obra. 

4) Imprevistos acontecem 

É preciso aceitar que haverá imprevistos, errar faz parte do seu humano e é preciso aprender a lidar com eles. Quem trabalha com construções já está acostumado a resolver imprevistos diários como um móvel não encaixar, o marceneiro furar um cano quanto a construção estiver quase pronta, entre outras coisas. Por isso, mantenha a calma e tente encontrar uma solução viável. Lembre-se: tudo -ou quase tudo- tem conserto!

5) Pesquise fornecedores

Analise os preços, compare valores, os descontos e também ouça os profissionais que irão gerenciar a sua obra. Esse passo pode evitar uma grande dor de cabeça futura, imagina ter que trocar o piso depois de instalado? Para evitar esse turbilhão de problemas, priorize a qualidade. Então, não esqueça: o barato normalmente acaba saindo caro!

E aí, pronto (a) para começar a sua obra sem estresse? Aproveite e conheça as principais etapas de uma obra. 


Maíra Queiroz
Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

Leia também:

Home staging: como vender o meu imóvel em menos tempo?

Checklist: O que devo analisar no apê antes da compra?

5 dicas para criar uma rotina de estudos na quarentena