Se você está sempre acompanhando os conteúdos do blog do Espaço do Traço, sabe que semana passada falamos um pouco sobre os profissionais envolvidos em uma obra. No entanto, pela grande quantidade de funções existentes numa construção, o texto não conseguiu abranger completamente todos que estão envolvidos nela, sobretudo a mão-de-obra de interiores.

Esse tipo de mão-de-obra abrange profissionais muito importantes para a conclusão de um projeto, como: marceneiros, marmoristas, serralheiros e vidraceiros. Por isso resolvemos apresentar a vocês algumas dessas funções e o que cada uma é responsável por fazer.

Marceneiro

Quando você pensa em marcenaria, já vem na sua cabeça a imagem de alguém trabalhando com madeira. Isso porque ela é uma função em que ser qualificado no manejo da madeira é de extrema necessidade. Não só isso, mas também a criatividade e o cuidado com esses materiais são elementos chave para que o marceneiro seja um profissional de qualidade. 

O trabalho do marceneiro é um dos mais antigos do mundo, se baseando em transformar madeira em outro móveis ou outros tipos de peças, para que possam agregar funcionalidade e beleza aos ambientes de uma casa ou estabelecimento. No entanto, com a evolução dos materiais, a profissão também se adaptou às demandas necessárias. Por isso, atualmente os marceneiros trabalham com MDF, aglomerado, laminados industrializados e folhas em madeira.

Foto: Pexels

Marmorista

Em resumo, o marmorista trabalha com o corte, lixamento, polimento e instalação do mármore de acordo com os desenhos.

Para realizar essas funções, este profissional deve dominar uma série de habilidades, algumas delas são: o acabamento do mármore, a boa interpretação do projeto e a aplicação do mármore em diferentes superfícies.

Serralheiro

No caso do serralheiro é feito um trabalho com produtos metálicos para que possam ser transformados em portas, janelas, esquadrias e etc. Tudo isso produzido a partir de diversas técnicas que o serralheiro deve dominar, entre elas estão:

  • Cortar;
  • Furar;
  • Soldar.

Para que o serralheiro seja considerado um bom profissional é necessário que ele tenha o conhecimento das máquinas utilizadas para seu trabalho, pois são elas que irão ajudá-las a realizar entalhes, rasgos e furos nesses metais.

Foto: Freepik

Colocador de papéis de parede

Seu trabalho é fazer a instalação de diversos tipos de papéis de parede. Para isso há toda uma preparação para realizá-la, o que envolve a retirada de objetos colocados nas paredes (quadros e enfeites), o uso das ferramentas adequadas e a colagem correta do papel de parede.

Foto: Freepik

Vidraceiro

O vidraceiro é responsável por cortar, montar e instalar vidros, espelhos e vitrais. Confeccionando e fornecendo diferentes tipos de materiais de vidro para sua instalação. Além de todas essas funções, os vidraceiros podem retirar objetos feitos de vidros que os clientes não desejam mais.

 

Além dessa funções já citadas durante o blog, outros profissionais também participam da finalização de uma obra. O eletricista, o encanador, o pintor, a equipe de limpeza e a equipe de finalização estão presentes nessa etapa da obra para realizar os toques finais e deixar a obra completa.

Bom, agora você já sabe quais são os profissionais que são mão-de-obra de interiores. Que tal saber também os profissionais diretamente envolvidos nas obras clicando aqui.