Blog

#projetosdesucesso: Funcionalidade a partir da junção de estilos

By Abril 1, 2019 No Comments

O desejo dos clientes era repaginar o projeto de interiores do apartamento de 150 m², localizado em Florianópolis (SC), mesclando elementos dos estilos contemporâneo, clássico e industrial. Para chegar ao resultado dos sonhos, o casal de proprietários chamou as arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz, do Espaço do Traço Arquitetura, que apostaram na funcionalidade, integração de espaços e na mistura equilibrada das diferentes correntes arquitetônicas.

Fotos: Lio Simas

Já no hall de entrada, as arquitetas brincaram com composições de cores e materiais, harmonizando o tom escuro do papel de parede azul com o mobiliário em madeira, garantindo uma sensação de acolhimento intimista. A reutilização de itens que já pertenciam aos clientes também é marca do projeto: o antigo buffet, por exemplo, passou a ter a função de aparador. “O tapete e boa parte da decoração também eram deles, apenas fizemos a composição dos elementos, distribuindo-os da melhor forma”, conta Vanessa Faller.

O painel ripado de MDF aparece, também, ao fundo do espelho com iluminação especial.

O quadro preso à parede foi feito sob medida a partir da paleta de cores do apartamento. A funcionalidade ficou por conta dos nichos, que servem de aparadores para chaves e objetos decorativos, e das portas de espelho da rouparia, aumentando a sensação de amplitude do hall. A presença do painel ripado de MDF, que vai do teto até a porta de acesso aos quartos, é outro destaque do ambiente.

Já o living se contrasta por sua dinâmica mais clean. Integrado à sala de jantar e à cozinha, a escolha das cores foi proposital: a ideia é sair do hall, ambiente mais escuro e intimista, e se surpreender com a explosão de luz do cômodo.

O ponto alto da sala fica por conta do painel da televisão, feito de mármore e iluminado na parte de trás. Esse material ainda aparece no fundo da bancada da cozinha e da pia, garantindo sensação de continuidade nos ambientes sociais. O efeito de integração também é visto no tom azul do sofá, que se assemelha à cor da parede do hall de entrada.

A pedido dos clientes, a estética da cozinha é predominantemente clássica.  Porém, a adição de elementos de outros estilos, como quadro de giz e puxadores metálicos, em Rosé Gold, se encarregam de trazer a atmosfera industrial e contemporânea, também solicitada pelo casal. Os detalhes metálicos ainda conversam bem com a madeira dos móveis, pois compõem a mesma paleta de cores. “Fomos brincando com as cores para ir incorporando uma coisa na outra”, explica Vanessa.

Cor Rosé Gold se repete nas luminárias da mesa e do living.

Assim como o hall, o lavabo é um ambiente com menor fluxo de pessoas, por isso, os materiais seguem o padrão mais sóbrio, com cores escuras predominando. É o caso do papel de parede em tons de preto e dourado, e dos veios brancos e dourados do porcelanato da bancada Nero Venato, da Portobello.

O estilo arrojado da torneira Tube, da Deca, ajuda a compor o décor intimista do ambiente e harmoniza bem com o espelho veneziano, de ar mais clássico, dos proprietários. Como funcionalidade é uma das marcas do projeto de interiores, as arquitetas inseriram iluminação na caixa que envolve a bancada, além de adicionaram gavetas no móvel.

Papel de parede de tijolinhos traz um pouco do estilo industrial ao quarto da menina.

No quarto da filha do casal, os tons de verde e rosa relevam a originalidade da pré-adolescente. Para otimizar o espaço limitado, nichos para guardar livros e materiais escolares foram instalados nas laterais e no painel que envolve a cama. Já ao pé do móvel, uma penteadeira, que apresenta gavetas e pode ser usada como escrivaninha, foi anexada.

O revestimento em porcelanato, lembrando um capitonê, dá um ar mais clássico ao banheiro da menina.

Os boiseries, que ornamentam a parede da cabeceira da cama e fazem uma espécie de moldura para a TV, já evidenciam o estilo mais clássico da suíte master. Os artifícios típicos da dessa corrente arquitetônica podem ser vistos ainda nas linhas simétricas que se repetem no roupeiro.

As gavetas do criado-mudo são forradas com o mesmo tecido da cabeceira estofada.

A pedido dos clientes, luminárias indiretas foram inseridas no teto do quarto para proporcionar conforto visual. Já os pendentes, que iluminam as laterais da cama, conferem a simetria típica da arquitetura clássica.


Para quebrar a monotonia do azulejo branco no banheiro da suíte master, o revestimento de padrão de madeira foi aplicado na parede do fundo do box e do vaso sanitário.

Armários espelhados otimizam o espaço do banheiro.

O porcelanato, presente na pia e no nicho, remete ao mármore cinza, de característica mais industrial. “Fazer esse banheiro foi um desafio, porque os clientes queriam muita coisa em pouco espaço. Decidimos usar as portinhas todas de espelho para refletir bastante e dar a sensação de que o ambiente é maior”, contextualiza Vanessa.