Blog

#projetosdesucesso: Residência integrada com estética serrana

By Outubro 26, 2020 No Comments

Quando o casal de Rio do Sul (SC) tomou a decisão de ir morar na cidade, após anos vivendo em um sítio, o objetivo estava claro: construir uma casa que remetesse ao seu local de origem. Atendendo ao pedido incisivo dos clientes, as arquitetas do Espaço do Traço, Maíra Queiroz e Vanessa Faller, projetaram uma residência típica do estilo farmhouse, esbanjando madeira natural e elementos industriais no décor.

Além da estética serrana, o alto pé-direito surpreende na arquitetura da residência. Ao entrar na casa, logo se percebe a sua irreverência, que é evidente na área social totalmente integrada.

Living, cozinha e sala de jantar foram integrados na residência. / Fotos: Lio Simas.

Um dos diferenciais adotados no projeto é a iluminação. Assim, as arquitetas optaram por adicionar iluminação indireta em todo o imóvel. No living, por exemplo, a iluminação é feita através de arandelas. 

Fazendo jus a rusticidade predominante, a sala de estar exibe grandes referências do estilo. O trocador de calor da Paxma Imports é um dos elementos responsáveis por trazerem o acolhedor clima de fazenda para a cidade.

Brilhando no projeto, a parede em madeira, ao lado da escada, foi pensada para que futuramente seja inserido um elevador na residência. Por enquanto, os detalhes decorativos tomam conta do espaço.

Atrás do living, a cozinha foi pensada para contemplar também um espaço gourmet. Uma releitura contemporânea do estilo rústico, o tom de azul foi incorporado ao décor por causa de um desejo especial: um dos filhos do casal adora a cor e pediu que fizessem parte do local. 

Os proprietários queriam uma cozinha prática e funcional. Assim, espaço possui uma estética clean e limpa que, unida com os tijolos na parede, os puxadores metálicos e outros elementos, fazem uma releitura contemporânea do estilo rústico. 

Tom de azul compõe a cozinha com charme e aconchego

Fogão a lenha não poderia faltar no projeto rústico, claro! Por isso, ele foi inserido ao lado da churrasqueira, uma maneira eficiente de aproveitar a chaminé. 

O revestimento da Portobello, Corten, faz alusão ao aço

Integrada a cozinha, a sala de jantar possui um componente que rouba toda a atenção: a pedra natural da mesa de jantar. O elemento ganha protagonismo junto com a rústica luminária em cima da mesa.

 

A imponente escada possui seus degraus em madeira itaúba e o guarda corpo metálico, com cabos de aço, também expressa a estética serrana da casa. O revestimento com relevo branco, da Pallazzo, foi pensado para contrastar com a paleta de cores quentes do elemento.

Subindo para o piso superior, uma aconchegante sala íntima ganhou um décor mais despojado. Perfeita para os filhos jogarem vídeo game, para boas sessões de cinema e outros momentos de lazer, a sala prioriza o bem-estar e conforto da família.

No ambiente, brises rotacionais oferecem a opção dos clientes de manter o cômodo mais fechado, ou aberto.

Já a suíte master é um dos pontos altos da casa. Como os proprietários desejavam um ambiente aconchegante ao extremo, esse conceito é presente em todos os cantinhos da composição, como a adição dos painéis amadeirados em MDF e a cabeceira estofada impermeável.

O uso dos tons caramelo e cinza marcam a composição, enquanto as sancas constroem uma atmosfera mais intimista e suave no cômodo. Além de todo o conforto evidente, os toques industriais continuam pelo quarto, como os detalhes metálicos da mesa de cabeceira.

Para completar o quarto dos sonhos, um cantinho para leitura foi adicionado a suíte. Perfeito para as horas de relax, a cadeira Charles Eames, em couro natural e a estante em ângulos diferentes expressam a riqueza de detalhes que comandam o projeto. 

Além disso, a porta para banheiro da suíte foi camuflada, trazendo continuidade ao elemento amadeirado. 

Unindo o interior com o exterior da residência, o banheiro master possui elementos marcantes em madeira. Outro componente natural é a pedra, presente na bancada e no revestimento da banheira. 

Lançando mão de uma composição diferenciada, o painel ripado, de lâmina natural, foi adicionado com luzes de LED.
Além dos detalhes encantadores, o banheiro também possui dois chuveiros e nichos que se encarregam da organização do ambiente.

Ao projetar o closet do casal, as arquitetas do Espaço do Traço otimizaram todo o espaço disponível. Com um mobiliário sob medida, até um cantinho para maquiagem entrou no briefing. 

Ao lado da janela, foi adicionado um painel de acrílico que cria a iluminação frontal do ambiente.

Os quarto dos filhos possuem ludicidade e criatividade em dose dupla. No quarto do caçula, a ideia foi destacar peças de lego na maioria da composição. O papel de parede, a decoração e até a escrivaninha incorporaram a brincadeira. 

Além disso, a parede preta pode ser usada como lousa para o menino soltar a imaginação.

Apesar de possuir cores mais neutras, a suíte do outro filho não sai atrás no quesito beleza! Como ele está na pré-adolescência, um tema menos chamativo foi escolhido para compor o seu décor. Destacando a beleza de “viagens’, referências de animais, bichos de pelúcia e mapa mundi são encontrados no quarto. 

É claro que uma ampla escrivaninha não poderia faltar! Com o mesmo painel da TV, o móvel cobre uma boa parte da extensão da parede do quarto. 

Outra característica do cômodo é o variado espaço para armazenar os pertences do jovem rapaz. Além do armário com nichos, também foram adicionados gavetões para guardar os brinquedos.

Projetado para o uso dos dois filhos, o banheiro também ganhou tons de azul no décor. Com o estilo industrial protagonizando, o banheiro contém o lindíssimo revestimento “Toki Chuva” da Portobello. 

Uma de suas singularidades foi a adição de um lavatório, que traz a opção do cômodo ser utilizado apenas como lavabo. 

Na fachada da casa, o telhado solto cria a identidade de fazenda tanto amada pelos moradores. Além disso, a pedra sintética e a grande porção de madeira se unem com o pergolado de concreto. O elemento, considerado contemporâneo, traz a modernidade ao lado dos componentes rústicos.

Como a construção foi feita a partir do terreno em aclive, um pavimento ficou só para a ampla garagem, enquanto a varanda foi acrescentada ao lado da casa. 

A varanda, com pé direito alto, possui amplo espaço para a família relaxar e apreciar a vista da cidade, sem abrir mão das raízes rústicas, claro. 

Vanessa 3
Vanessa Faller
Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

Leia também:

#projetosdesucesso: Residência une materiais puros em composições marcantes

6 projetos rústicos do Espaço do Traço para inspirar

Estilos de decoração: o que são e quais são suas características