Blog

#projetosdesucesso: Residência une materiais puros em composições marcantes

By Outubro 12, 2020 No Comments

Com cerca de 350 m², esta casa se tornou o sonho realizado do jovem casal de advogados: uma residência ampla, com aconchego de um lar e a riqueza de materiais puros. Unindo elementos marcantes na arquitetura como a madeira, a pedra e o concreto, as arquitetas do Espaço do Traço Arquitetura, Maíra Queiroz e Vanessa Faller, projetaram uma residência contemporânea, sem deixar de lado bons toques de rusticidade. 

Desde à arquitetura até às áreas internas, os materiais naturais estão presente em toda a composição. “Os clientes fizeram questão de que nada fosse imitação, quiseram abraçar os materiais mesmo com suas imperfeições.” destaca Vanessa. 

Assim, quem passa em frente à residência em Rio do Sul (SC), não imagina a surpresa que irá encontrar ao abrir as portas: ambientes internos imponentes, singulares e amplos. Como os proprietários moravam em um apartamento pequeno e apertado, eles fizeram questão de que cômodos espaçosos ocupassem sua casa. 

Enquanto o pé-direito duplo expressa grandes doses de sofisticação, o hall de entrada foi pensado para ser um ambiente confortável e acolhedor. Um cantinho para leitura e descanso foi adicionado ao local, além do espaço para acomodar decoração e da poltrona Charles Eames, produzida em couro natural, compor com conforto. 

Um dos grandes destaques do hall de entrada, o forro ripado em madeira itaúba percorre a extensão do cômodo até o living, conectando os dois ambientes em uma linguagem rústica-contemporânea.

Com uma estética incomparável, a beleza dos materiais puros não é exclusiva de um único cômodo. A escada esgastada na parede, por exemplo, possui degraus revestidos em madeira. Por isso, o guarda corpo slim, de ferro galvanizado e cabos de aço, é um elemento leve, auxiliando a destacar o componente natural. 

Ao descer as escadas, a lareira dupla face expressa com exatidão o conceito da residência: a união de diferentes elementos em completa harmonia. No living, todo o mobiliário foi feito com lâmina natural da madeira imbuia, tornando-o mais aconchegante e, claro, bonito. O microcimento no piso foi outra opção certeira adicionada ao projeto. 

Os painéis de vidro fornecem iluminação natural para o ambiente

A integração do living com a sala de jantar e o espaço gourmet permite que os componentes conversem entre si. A pedra que compõe a mesa de jantar é a mesma utilizada na bancada da cozinha, por exemplo. Porém, sem material sintético por aqui! Foi escolhida uma bela pedra natural com veios bem marcados. 

Outra característica que os cômodos integrados compartilham é o amplo espaço para receber. Além da mesa de jantar e o próprio espaço da bancada, outra mesa foi adicionada ao espaço gourmet. 

Como a proprietária possui diversos cristais, um de seus pedidos foi obter um lugar para guardá-los. Assim, uma cristaleira transparente foi incorporada na sala de jantar, abrigando os objetos e conferindo um jogo de luz diferenciado quando a luz natural penetrar nos cristais.

No espaço gourmet, o estilo característico do projeto entra em jogo novamente: uma atualização contemporânea do estilo rústico. No décor, o azul é o elemento-chave! Indo além de adicionar um ar descontraído e despojado a paleta monocromática, ele se comunica com os tons da piscina, que fica logo à sua frente.

O ambiente também conta com madeira de demolição, no estilo patinado, compondo a churrasqueira e o fundo da ilha, em uma linguagem farm house. 

Ladrilhos hidráulicos da Portinari foram instalados no fundo do fogão a lenha

Na hora de projetar à suíte master, um pedido especial do casal foi atendido: ter um quarto digno de novela! Além da amplitude, o ambiente conta com uma salinha para TV e uma aconchegante lareira. O azul foi acrescentado no décor em variados tons, e a janela extensa permite que os moradores apreciem a vista da cidade.

O assoalho de madeira foi adicionado em toda a área íntima

O banheiro possui características de típicas de SPAS: separado em três partes, conta com uma área de banho, uma área do vaso sanitário e o lavatório. Neste último, uma iluminação frontal foi projetada para o espelho, auxiliando na hora da maquiagem, por exemplo.

Já na área do banho, o destaque é outro. Possuindo grande valor estético, os brises garantem privacidade, criam uma iluminação diferenciada e, além disso, agregam referências modernas ao espaço.

Revestimento em madeira da Ceusa Revestimentos Cerâmicos

Um closet de celebridade também entrou no briefing da cliente, possuindo um único móvel fechado: a rouparia. Apesar do elemento ser aberto, ele foi projetado com a possibilidade dos moradores adicionarem portas de correr. 

Um trilho de iluminação de LED foi colocado em toda a extensão dos armários, garantindo uma iluminação focada nas peças de roupa.

Uma cômoda foi composta ao centro para acessórios como lenços, óculos e relógios

Possuindo volumes fortes e marcados, o fundo da residência foi trabalhado com a união de elementos naturais e aspectos modernos. Possuindo detalhes em pedra natural, o forro de madeira e as colunas revestidas do mesmo elemento, a rusticidade tem grande presença no imóvel. Porém, a estética dos brises, por exemplo, dão o toque moderno que não poderia ficar de fora da composição. 

Um dos pontos altos da área externa é a bela piscina, que possui borda infinita. Para os momentos em família ou individuais dos proprietários, a bela paisagem da cidade irá fazer companhia.

Fornecedores: 

Pedras: Marmoraria Itália
Móveis: Requinte Móveis
Construção: Mello Engenharia
Móveis soltos: Dezka Interiores
Iluminação: Efeito luz