Blog

Paredes verdes em fachadas: O que você precisa saber

By Março 7, 2022 No Comments

Dicas e vantagens

Você sabe o que são paredes verdes?

É uma técnica paisagística muito usual em paredes externas e/ou internas dos edifícios e residências. Essas paredes são cobertas por vegetação através de mecanismos, podem ser eles: um circuito de recirculação fechada com a água de irrigação e os nutrientes, podem existir paredes chamadas “ativas” que estão ligadas a construção do sistema de circulação de ar, mais usual em fachadas de edifícios e também temos a existência das paredes verdes “passivas” que promovem livre circulação de ar sem a utilização de mecanismos. Veja o exemplo abaixo.

A fachada de residência traz em sua estrutura elementos naturais, como, por exemplo, pedras, madeira e parede verde passiva. As bactérias sobre as raízes das plantas metabolizam impurezas do ar.

Desde o final da década de 80 e início dos anos 90 a utilização de Ecoparedes vem crescendo no Brasil. Além disso, a arquitetura nos últimos anos, vem atribuindo valor às formas inteligentes de criar ambientes mais humanizados, como é o caso do design biofílico, que auxilia no bem-estar mental e físico. Todo esse novo estilo de planejamento arquitetônico está visivelmente em nossos projetos. 

Trouxemos para esta residência mais dinamismo com a utilização de plantas verdadeiras. A parede em tom terroso atribui vivacidade aos pontos verdes.

Você pode utilizar as paredes verdes, não apenas nas fachadas como também no interior da casa, mas isso, vamos deixar para uma próxima! Hoje nossas dicas vão ser direcionadas a como aplicar plantas na sua fachada. 

Um exemplo bom e mais prático é utilizar o auxílio dos brises horizontais, eles podem dar suporte às plantas e deixar o acabamento ainda mais lindo. Se na sua residência não tiver brises, tudo bem, você pode comprar suportes próprios para plantas e daí começar a ousar com sua Ecoparede. Última dica: Seu dinheiro apertou e não tem como comprar esses suportes, você pode investir em plantas trepadeiras, se plantá-las perto da fachada/muro ela cobrirá o espaço. Mas, lembre-se, essa forma é mais lenta, porém o resultado é incrível. 

Dessa forma, sua residência ganha valor tanto econômico quanto valor humano. Ter conexão com o natural vai trazer para o ambiente leveza, ar puro, saúde, bem-estar mental e físico. O projeto de paisagismo valoriza a residência na vivência dos moradores e consequentemente na venda do imóvel. Então, não perca tempo e inspire-se!

Gostou dessas dicas? Acompanhe semanalmente nosso perfil no Instagram e inspire-se todos os dias.

 

 

Vanessa 3

Vanessa Faller

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

 

Como integrar o Projeto Arquitetônico com o Projeto Paisagístico

Parte II: O que é Neuroarquitetura?

Parte I: O que é Neuroarquitetura?

“Amor às coisas vivas” a aplicação do design biofílico na arquitetura

Conceito Chillhouse: como tornar sua casa em refúgio