Blog

Luz à sofisticação: um projeto apaixonante

By Julho 4, 2022 No Comments

Uma casa de 450m2 e um desafio repleto de entusiasmo: idealizado para uma cliente arquiteta que não mais atua na profissão. Uma experiência sublime para nossas arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz, do Espaço do Traço Arquitetura. Optando por uma estética contemporânea chique, a elegância virou a perfeita definição desse lar — com inúmeras referências sugeridas pela cliente, que participou ativamente do projeto.

Fachada de trás, com área de piscina.

O hall de entrada é um pequeno living. Com grandes aberturas, a luz natural envolve todo o ambiente, moldando uma atmosfera serena e convidativa. Os móveis foram escolhidos com o propósito de causar impacto, como o recamier e o sofá curvo em um tom de verde musgo, que, em conjunto, criam o cenário perfeito em mescla com a iluminação natural.

Hall de entrada e pequeno living.

O painel de madeira, que tem seu início no hall de entrada, conecta a casa inteira e incorpora a porta de um lavabo, que fica camuflado no painel ripado. Uma porta de espelha “corta” o painel, garantindo a privacidade para a área mais íntima e social da casa. Entretanto, por ser um espelho, acaba mantendo a ideia de continuidade, uma vez que quando se fecha, continua refletindo o grande painel.

Grande porta de espelho que separa áreas. 

Já no lavabo, uma caixa foi criada ao seu redor, que também suporta a bancada — feita em um porcelato preto que imita o mármore. A pia foi esculpida e a torneira da Docol traz um design diferente que se destaca: é retrátil, ela fecha e vira um monobloco, para você poder ligar e usar, precisa deslocar a torneira.

Como arquiteta, nossa cliente reconhece a qualidade e o diferencial dos produtos, portanto, ela permitiu a incorporação de muitos elementos diferenciados na arquitetura e na composição dos ambientes internos da casa.

Lavabo que é camuflado por um painel de madeira.

“Trabalhamos a escadaria quase como uma escultura”, relata Vanessa Faller. Com três materiais — mármore escuro, madeira e um marmorizado níveo —, a escadaria virou uma obra de arte: degraus em cascata para uma estética bem marcante, o guarda corpo em vidro para não interferir na volumetria da escada e um painel todo em madeira pau-ferro iluminado traz um contraste distinto com o claro da escada ressaltando sua forma. O painel também conta com alguns detalhes de iluminação deslumbrantes, que podem ser vistos de fora da casa.

Vista direta das escadas, um esbanjo de elegância.

Na cozinha, a mesa de jantar foi incorporada. A área de trabalho, entretanto, foi separada através de um detalhe de piso: uma solicitação da cliente. Esse piso foi trabalhado com porcelanato amadeirado em formato de escama de peixe, integrado com o piso marmorizado também — esse contraste de madeira com mármore foi manuseado em diversas: madeira e mármore, claro e escuro. 

Detalhe do piso que divide a cozinha e a área de serviço. 

Dentro da marcenaria, várias opções foram levantadas e levadas em conta. Os eletrodomésticos e a geladeira foram embutidos — um conceito europeu. A cuba teve a adição de uma volumetria para se assemelhar com uma farm sink: um toque mais sofisticado foi aplicado, através do uso de uma pedra que remete ao mármore, o quartzito. Resistente para ser usado em cozinhas e grandemente elegante. Toda a pia foi envelopada com armários, seguindo a torre de fornos ao lado direito e a despensa com gavetas para organização.

Na lateral, incorporado com a sala de jantar, nossas arquitetas criaram um móvel que pode servir como aparador ou como um buffet. Super funcional e com portas que recolhem, a opção de abrir ou fechar fica à critério. Já na ponta, uma cristaleira foi posicionada, com portas de vidro e moldura dourada, sinônimo de sofisticação.

Cozinha repleta de elementos sofisticados. 

No espaço gourmet, nossas arquitetas trabalharam com forro ripado em madeira, luzes em perfil de LED embutidas e com portas que podem integram esse espaço totalmente à cozinha. A casa fica em uma região fria, então a área gourmet que seria uma sacada, foi fechada: assim, a cliente tem a opção deixar fechado ou aberto, uma vez que as esquadrias se recolhem para um lado e para o outro. 

Espaço gourmet contemplado por uma incrível iluminação natural.

Abrindo a grande porta de correr feita para integrar a cozinha com a sala de estar ou home theater, se encontra um universo à parte, com muita sofisticação: desde a lareira — um calefator que trabalha em alta eficiência revestido em lastra de porcelanatos que remetem ao mármore — até o painel da TV que segue a mesma proposta. Os móveis são todos trabalhados para dispersar a elegância ao ambiente: como uma estante, onde as portas são recobertas com couro de tipo Croco, e um sofá automatizado da Natuzzi. 

Super aconchegante, está diretamente ligado à área da piscina. Com uma esquadria em L no canto do ambiente, viabiliza bastante luz natural.

Sala de estar trabalhada para o aconchego, com cores proporcionais. 
Estante que traz grande destaque com suas portas são recobertas em Croco.

A parte superior da casa conta com quatro suítes: a principal, dois quartos de filhos e um quarto de hóspedes. Cada banheiro tem uma personalidade, uns com elementos mais despojados, outros com base no contemporâneo. O de hóspedes foi agraciado com uma pegada delicada através do uso do mármore. 

Polidez e suavidade, palavras chaves para esse banheiro de hóspedes. 

A suíte master é a definição de graciosidade: no banheiro, foi utilizado o smartglass para aproveitar a vista de uma floresta dos fundos, assim, os janelões do banheiro proporcionam uma experiência única e, ao mesmo tempo, privacidade — ligado através de uma corrente elétrica, o vidro pode ficar transparente e opaco. 

Além disso, na parte da banheira e do chuveiro, foi trabalhado com uma claraboia, que permitem que eles vejam o céu através da área de banho. A cliente optou por um revestimento escuro, aspirando por um banheiro imponente. O equilíbrio foi feito através de móveis mais claros e uso de perfis dourados para combinar com toda a essência desse projeto extraordinário.

Imponente: a suíte master funciona e forma inteligente e elegante. 

No closet, foram usadas portas de vidro refletente com perfil dourado e muita iluminação para destacar todos os elementos. A cômoda central tem várias gavetas com divisores para joias, relógios e óculos. Foi encaixado uma penteadeira que esbanja elegância — assim como o lustre, escolhido por nossa cliente que buscava um elemento diferenciado para destacar.

Um closet que engloba eficiência e beleza.

No quarto de casal, foi optado por uma cama king size. A cabeceira foi feita de madeira de pau-ferro, trazendo um grácil destaque para essa área. Os criados mudos foram desenhados por nossas arquitetas: dispondo de um espaço enorme, compõe com a cama. Na frente, um painel de TV com algumas prateleiras e, na lateral, foi trabalhado Boiserie, trazendo uma pegada mais clássica para o espaço.

Com um cantinho especial e cores neutras complementares, o quarto principal traz uma sensação única de paz.

Apesar do terreno ser pequenos, nossas arquitetas conseguiram colocar todos os ambientes desejados pela cliente. A piscina foi trabalhada ao longo da casa, com uma área de espreguiçadeiras. A repetição dos elementos verticais da fachada frontal na fachada dos fundos cria, com sucesso, uma unanimidade.

A fachada foi trabalhada com a área da garagem, em painel ripado que camufla a porta de acesso de serviço, que se estende até a porta de entrada. Todo o forro externo da casa também é em madeira ripada que, junto com perfis de LED, formam a mescla perfeita para uma iluminação impecável.

Gostou? Então fique ligado nas nossas redes sociais para mais conteúdo!

Maíra Queiroz

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

 

Outros posts relacionados com o tema:
Quanto custa para construir e reformar sua casa
Tendência: o uso de louças pretas
#projetosdesucesso: Residência une materiais puros em composições marcantes